quarta-feira, 14 de maio de 2008

Lucros e dividendos.

Essas promoções de companhias de telefone móvel. Eu, como usuário, quando beneficiado, logicamente as acho fantásticas. Ótimas mesmo, estou sempre apertando minhas posses quase inexistentes para colocar créditos e mais créditos no meu celular, por que não ser beneficiado por isso de vez em quando?
Mas a coisa é que essas promoções muitas vezes são enganosas. Bom, não oficialmente enganosas, porquê logicamente explicam tudo direitinho em algum lugar com letras minúsculas; mas muitas vezes elas não têm tantos benefícios quanto aparentam. Por exemplo: a operadora da qual sou cliente está com uma promoção que, ao colocar uma quantia "x" de crédito, tu recebes seis vezes o valor "x" como bônus. Porém, ah, porém, esse bônus só pode ser usado em ligação para telefones da mesma operadora.
Ora, eu tenho asco a telefonemas, quem me conhece, sabe disso. Mas sou um enviador de mensagens compulsivo, também. Consequentemente, não seria beneficiado por essa promoção, já que não ligo pra ninguém, quase ninguém me liga e uso todos os meus créditos em mensagens SMS. Mas as minhas duas irmãs cismaram que eu tinha que me cadastrar nessa promoção, mesmo eu tendo lido que precisaria pagar uma taxa de quase doze reais para fazer a adesão. Ora, doze reais em mensagens em troca de sei lá quantos minutos de ligação que não usarei? Nada disso, fico com o que eu uso! Mas elas cismaram, e todo mundo sabe como é mulher quando cisma. Falaram que mesmo que eu não use muito ( eu não uso!), eu sairia ganhando, eu ganharia minutos e minutos de bônus. Achei até que iam me xingar, quiçá me bater por eu não concordar que eu não ganho com algo que não uso.
Mas eu não culpo elas. Porque essa é a sociedade de hoje. O importante é o lucro, é o saldo positivo no fim, não interessa se o lucro tenha sido de cinco ilustres nhonhas. É lucro, isso que importa, consumismo, lucros, ganhos. Mas eu nem sei até que ponto posso criticar isso tudo. Eu mesmo saí de casa ao meio-dia, puto da cara, achando que tava dando tudo errado, o que acho que deu pra notar pelo post anterior a esse. Mas, voltei com um MP4 novinho, um giga de capacidade de armazenamento, meu sonho de consumo há anos, antes era MP3, depois passou a ser MP4, e plim, meus problemas sumiram, as coisas pareceram começar a melhorar e, juro, acho que nesse momento o saldo do dia tá quase zerado. Mas sei lá, eu temo por isso, é cada vez mais algo sistemático, menos humano e mais maquinista, lucre, lucre, lucre. Compre, compre, compre. É exatamente como diz a música que eu tenho que aprender a tocar até sábado: "É tão simples e didático/ Perca menos, ganhe mais/ Esse é o jogo democrático/ O que a maioria quer".






Ps.: Acho que ninguém vai entender a coisa das "nhonhas". Um dia eu explico direitinho.

Nenhum comentário: