sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Tentei, mas não consegui.

Eu não ia escrever mais sobre política nesse blog. Tinha um acordo comigo mesmo de que não mais o faria, por ser algo dispensável, nesse espaço. Ninguém se interessa em ler sobre política, e mais, raramente uma pessoa muda as suas opiniões quando se trata de política.
Mas eis que me vem a luz. A Luz, eu diria. Descobri o problema do povo, do país, quiçá do mundo: o modo como as pessoas enxergam as eleições. Atualmente, e principalmente no Brasil, as pessoas vêem nas eleições uma oportunidade pessoal. Seja diretamente, através de favores políticos, comida para a família se alimentar, um emprego no futuro; ou pela forma como a pessoa raciocina na hora de escolher o seu candidato mesmo.
A questão é que as pessoas, pelo que eu vejo no meu dia-a-dia, só se importam com qual candidato lhe favorecerá, direta ou indiretamente. Mas aqueles que pensam realmente em qual candidato vai ser melhor no geral, para o seu estado, cidade, bairro ou até mesmo cidade, são raros. Isso não importa. Até porque parece um benefício tão distante, que é difícil importar mesmo.
Mas acredito que até esse problema, seja algo indireto. Por que qual seria a solução para esse problema? Educar os cidadãos, ensinar como as coisas funcionam, proporcionar informações para os mesmos. Ou seja, no fim das contas, o verdadeiro problema do país é realmente a educação. Puxa vida, acho que descobri a roda.

Um comentário:

Juliana Palma disse...

realmente, tá na educação o problema. infelizmente.